Campo Eletromagnético

A SECURITY realiza procedimentos para trabalhos com ênfase ao Campo Eletromagnético. Tais como o Mapeamento de Instalação de Interesse Restrito, Instalação de Geração, Instalação de Transmissão, Nível de Referência, Elaboração de Plano de Adequação correspondente ao documento a ser apresentado à ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Todos estes com emissão de Laudo Técnico e ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) para atendimento da Resolução Normativa Nº 398, 23 de Março de 2010.

  • Campo Elétrico: grandeza que caracteriza a força exercida sobre cargas elétricas, na região em torno de qualquer condutor energizado de uma instalação elétrica. Nesta Resolução, o valor de campo elétrico é expresso em quilovolt por metro (kV/m).
  • Campo Magnético: grandeza que caracteriza a força exercida sobre cargas elétricas em movimento na região em torno de um condutor conduzindo uma corrente elétrica. Nesta Resolução, os efeitos do campo magnético são caracterizados pelo valor de densidade de fluxo magnético, expresso em microtesla (μT).
  • Restrição Básica: são os limites máximos de exposição humana a campos elétricos, magnéticos e eletromagnéticos variantes no tempo, baseados em efeitos reconhecidos à saúde, recomendados pela Organização Mundial de Saúde – OMS de modo a garantir que essas grandezas físicas não ultrapassem os limiares mínimos de interação biofísica com tecidos vivos, de modo a não causar danos à saúde. (Redação dada pela REN ANEEL 616 de 1.07.2014)

Elaboração de Relatório de Conformidade-documento elaborado e assinado pela Security Tecnologia em Segurança do Trabalho contendo a memória de cálculo ou os resultados das medições utilizadas, com os métodos empregados, para verificar o atendimento às Restrições Básicas para exposição humana a campos elétricos e magnéticos;
Laudo Técnico de Emissão Eletromagnética contemplando limites à exposição humana a campos elétricos e magnéticos originários de instalações de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, na freqüência de 60 Hz. em conformidade com a RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 398, DE 23 DE MARÇO DE 2010;
Mapeamento de Instalação de Interesse Restrito, Instalação de Geração, Instalação de Transmissão, Nível de Referência;
Elaboração de Plano de Adequação correspondente ao documento a ser apresentado à ANEEL, contendo no mínimo o cronograma físico-financeiro e os estudos técnicos que demonstrem a eficácia das medidas propostas para a adequação das instalações às Restrições Básicas, atendendo ao publico em geral, população ocupacional (população de adultos geralmente expostos a campos elétricos e magnéticos em condições conhecidas, em função da sua atividade ocupacional, e que são treinados para ser conscientes do risco potencial e tomar as precauções apropriadas);
Elaboração de procedimentos preventivos de segurança à exposição do público em geral e da população ocupacional aos campos elétricos e magnéticos, com Nível de Referência de campo elétrico e magnético variáveis no tempo, para avaliação prática e expedita da exposição humana, estabelecidos pela Comissão Internacional de Proteção Contra Radiação Não Ionizante – ICNIRP e recomendados pela OMS a partir das Restrições Básicas, considerando fatores de segurança que asseguram o atendimento destas restrições em conformidade com a RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 398, DE 23 DE MARÇO DE 2010.