Ponte Rolante

Resumo:
O laudo para ponte rolante é feito através de uma inspeção técnica do equipamento, verificando as condições da estrutura e movimentação relativa à translação e ao içamento, indicando os pontos onde será necessário a realização de melhorias. Caso não seja constatado avaria o equipamento já pode ser liberado para uso com ART.

Saiba Mais:
O técnico é enviado ate a empresa para verificar as condições em que se encontra a ponte rolante e seus respectivos equipamentos. Então verificado os documentos da ponte rolante para ver se coincide com a situação encontrada.

Nesse processo são verificados diversos itens do equipamento inclusive a limpeza, pois essa pode
interferir no funcionamento correto, é verificado então as condições do alinhamento, freios, junções e
aspectos diversos. E por fim, após a analise completa, é disponibilizado o laudo da ponte rolante, descrevendo as condições
e a capacidade de cada item indicando o que precisa ser melhorado.

Normas e leis:

NR-11 Anexo I

1.3 A empresa deve manter registro, em meio físico ou eletrônico, de inspeção periódica e de manutenção dos equipamentos e elementos de sustentação utilizados na movimentação, armazenagem e manuseio de chapas de rochas ornamentais.

1.3.1 Após a inspeção do equipamento ou elemento de sustentação, deve ser emitido “Relatório de Inspeção”, com periodicidade anual, elaborado por profissional legalmente habilitado com ART – Anotação de Responsabilidade Técnica – recolhida, que passa a fazer parte da documentação do equipamento.

1.3.2 As inspeções rotineiras e manutenções devem ser realizadas por profissional capacitado ou qualificado.