Proteção Máquinas

A SECURITY realiza procedimentos para implementação de projeto de Proteção de Máquinas e Equipamentos, abrangendo o PPRPS (Programa de Prevenção de Riscos em Prensas e Similares) e PPRMIP (Programa de Prevenção de Riscos em Máquinas Injetoras de Plástico). O trabalho inclui a emissão de Laudo Técnico e ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) para atendimento da NR 12 da portaria 3214/78.

Essa norma estabelece os procedimentos obrigatórios nos locais destinados a máquinas e equipamentos, como piso, áreas de circulação, dispositivos de partida e parada, normas sobre proteção de máquinas e equipamentos, bem como manutenção e operação.

A SECURITY realiza a consultoria e a implantação de dispositivos de segurança e mecanismos em máquinas seguindo as determinações da NR-12, junto com toda a documentação necessária para a fiscalização ao final do projeto como registros e ART, através de nosso projeto de quatro etapas:

Inspeção Inicial (Levantamento) / Projeto / Aplicação / Gestão (Acompanhamento)

Inspeção Inicial (Levantamento)

 

A SECURITY enviará um de nossos engenheiros até o local para realizar o levantamento das informações necessárias para o inicio do projeto, como maquinários, equipamentos, processo e demais informações.
Elaboramos então um laudo inicial de implantação ordenado por etapas prioritárias.

 

Projeto

 

Após análise será gerado o relatório a partir do grau de risco apresentado pelas máquinas.
Elaboramos um cronograma com plano de ação, descrevendo cada etapa e a relação de custo/benefício.
Procuramos o melhor equilíbrio entre as adequações e a saúde financeira da empresa.

 

Aplicação

 

É nessa fase que  os projetos serão tirados do papel e implementamos aos riscos encontrados seja elétrico, mecânico, hidráulico ou pneumáticos.

 

Gestão

Uma das formas de proteção mais eficaz é o treinamento dos colaboradores, sendo necessário qualificar e instrui-los através de treinamentos para que os colaboradores entendam os riscos e como a empresa se dispôs a garantir a eles uma melhor condição de trabalho. É imprescindível que os colaboradores tenha ciência que a segurança depende também de toda equipe.
Além do treinamento dispomos de visitas periódicas, testes e inspeções para garantir que as soluções fornecidas sejam realmente eficazes.

 

Saiba Mais:

A adequação de máquinas NR-12 é o processo que define as referências técnicas, os princípios fundamentais e as medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores que lidam com máquinas e equipamentos.

Os sistemas de segurança são formados por um grupo de proteções e dispositivos de segurança interligados, cuja função principal é evitar agravos à saúde e integridade física dos trabalhadores na interação com máquinas e equipamentos.

Esse projeto de adequação é tão bom para a saúde e qualidade de trabalho dos funcionários quanto para
a saúde financeira da empresa, tento em vista que o descumprimento da NR-12 pode acarretar em multas de valores altíssimos, interdição ou embargo da empresa.

O Ministério do Trabalho e Emprego vem aumentando as exigências e obrigatoriedades das empresas perante a área de segurança do trabalho, além de visitas surpresas e fiscalizações rotineiras o fiscal pode não só multar ao ver uma infração mas também efetuar a lacração das máquinas, liberando o retorno das atividades apenas após todas exigências estiverem concluídas.

Trabalhamos para não só evitar qualquer tipo de problemas para a empresa, mas elevar o patamar da empresa em questão de segurança no ambiente de trabalho.

Por isso antes de investir em maquinário ou equipamentos, entre em contato com a SECURITY e solicite uma visita.